Clínica Eleve
Agende sua Consulta
Ver Telefone

 Voltar 
  Blog  

PROGNATISMO E RETROGNATISMO

05 de setembro

PROGNATISMO MANDIBULAR

O Prognatismo Mandibular se manifesta pelo crescimento exagerado da mandíbula, dando ao paciente uma aparência de “queixo grande”, com uma face côncava. É um problema de fácil visualização por parte do paciente e pelas pessoas que o cercam. Através de tratamento ortodôntico combinado com procedimento cirúrgico, realiza-se o recuo da mandíbula, avança da maxila se necessário, harmonizando o todo.

RETROGNATISMO MANDIBULAR

O Retrognatismo Mandibular se manifesta pela falta de desenvolvimento da mandíbula dando ao paciente a aparência de “queixo pequeno”, com a face convexa. Esse problema é, na maioria das vezes, mais difícil de ser percebido por parte do indivíduo. Como a região inferior da face é pouco projetada, a região nasal torna-se mais proeminente, dando a falsa impressão de nariz grande, além de acúmulo de tecidos moles (papada) na região do pescoço, pela falta de suporte ósseo. O avanço mandibular harmoniza o terço inferior da face com o nariz e pescoço.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

É uma cirurgia realizada nos ossos da face, maxila e mandíbula, com a finalidade de corrigir deformidades dento-esqueléticas congênitas, de desenvolvimento ou adquiridas que não podem ser corrigidas com o tratamento ortodôntico convencional isolado. O problema pode localizar-se em um único osso (maxila ou mandíbula) ou acometer ambos (deformidade bimaxilar).

ÉPOCA IDEAL PARA TRATAMENTO

O tratamento ortodôntico preparatório para a correção esquelética pode ser iniciado na pré-adolescência ou de acordo com a orientação do cirurgião, mas o ideal é que a cirurgia seja realizada logo após o término do crescimento que no homem será por volta dos 18 anos e na mulher mais cedo, 16 anos. Apesar da palavra cirurgia ser quase sempre algo que causa ansiedade e preocupação, para tais deformidades é a única saída eficaz e permanente. Dispensá-la pode significar ter que conviver com as consequências destas deformidades. Em alguns casos, a deformidade afeta gravemente a mastigação, fonação e respiração, trazendo, às vezes, problemas estéticos tão graves a ponto de serem capazes de influenciar psicologicamente o indivíduo e minar sua autoestima principalmente em fase escolar, dificultando o convívio social.

DEFORMIDADES EM ADULTOS

Deformidades dentofaciais, quando presentes em adultos, podem levar a problemas na articulação têmporomandibular que frequentemente se traduz em cefaléias constantes, dores na coluna cervical, dor na mastigação, dificuldade de deglutição, além de dificuldade respiratória (ronco e apneia), estalidos e crepitação nos ouvidos, perdas dentárias precoces, entre outros. Há uma quantidade significativa de pacientes que permanecem em tratamento ortodôntico durante vários anos sem o correto diagnóstico, tentando tratar posição dentária, quando o seu problema real é esquelético. A tentativa de se tratar pacientes com deformidades esqueléticas somente com o uso de aparelhos ortodônticos ou com próteses com inclinações dentárias excessivas quase sempre é frustrada, sendo necessária a realização da cirurgia como complemento.

Tratamentos oferecidos

Como Chegar

Estamos localizados próximo ao Terminal Sacomã, com fácil acesso pela Rodovia Anchieta via transporte público.
O ponto de referência é o Mercado Joanin, o qual está há menos de 05 minutos de nossa localização.

Veja no Google Maps